Antologia Dose de Poesia e a Escrita
EDITORA VR: Qual foi a inspiração por trás de sua contribuição para a "Antologia Uma Dose de Poesia"? Pode nos contar sobre o processo criativo por trás de seu poema?
VALÉSIA: Tudo é válido em minha inspiração, não há algo específico, tento escrever sobre tudo que possa me chamar a atenção, que possa fazer com que o leitor pare e reflita, que indague e sinta, que o leve dos sentimentos à crítica social, do ser “Humano” ao ser “Natureza”, da razão à ilusão, do ódio ao amor, com infinitas contradições que possam surgir na mente e no coração.
O meu processo criativo é muito variável, têm dias que escrevo mil coisas, em outros não sai uma vírgula. Um poema pode ter dez versões, onde o finalizado, muitas vezes, nada tem a ver com a primeira tentativa, afinal toda composição necessita de ajustes, e é nos ajustes que a obra-prima tem sua perfeição.
EDITORA VR: A "Antologia Uma Dose de Poesia" reúne uma variedade de vozes poéticas. Como você acha que a diversidade de estilos e temas contribui para o apelo desta obra coletiva?
VALÉSIA: Se até a Matemática, que é uma disciplina exata, tem suas variáveis, quem dirá uma composição poética. A multiplicidade de pensamentos, ideias, vivências, questionamentos, expectativas que temos na vida, tornam cada ser único e especial. Então, misturar diferentes estilos e temas, em uma única obra, é valorizar a importância dos variados leitores, que terão, em suas mãos, a oportunidade de apreciar uma experiência plural em suas vidas.
EDITORA VR: Pode compartilhar um pouco sobre como você aborda a escrita de poesia? Existem rituais, inspirações ou técnicas específicas que você utiliza para expressar suas ideias e emoções?
VALÉSIA: A escrita de poesias é algo surreal, que vai além de tudo, ela tem o poder inexplicável de ir profundo no sentimento com a composição de simples palavras, transforma dia em noite, sol em lua, sonhos em realidade. Na poesia tudo é possível, até o inexistente, pois nela tudo se cria, se transmite, se sente, se vive.
Costumo ficar no meu cantinho, reservada com meus pensamentos, ouço uma música para aliviar as ideias. Procuro escrever de forma simples, sem muitas palavras estranhas ao meu cotidiano, mas sem deixar de lado a busca pelo conhecimento de novas palavras e múltiplos significados.
EDITORA VR: Como a poesia e a escrita criativa em geral influenciam sua vida pessoal? Como você encontra um equilíbrio entre sua paixão pela escrita e outros aspectos de sua vida?
VALÉSIA: Escrever poesia é como escrever em um diário, que todo dia se registra uma linha, um parágrafo, uma nova vivência. A diferença é que a escrita poética vai além do registro informal do cotidiano, abrange uma visão de vida, uma transmissão de sentimentos em forma de versos, estrofes, ritmos, rimas que estabelecem uma sintonia entre autor e leitor.
A escrita tem sido algo fundamental em minha vida, nos últimos tempos. Nela exponho meus pensamentos, minhas críticas, minha visão de mundo, das pessoas, da natureza, dos sentimentos. Mas esse “fundamental” não é superior ou inferior ao meu trabalho, que fornece meu sustento, ao meu estudo, que fortalece meus conhecimentos, ao meu lazer, que enriquece meu crescer, ao meu convívio familiar, que amadurece meu conviver, ao meu relacionamento, que aquece meu viver e vice-versa uns aos outros, pois o que é pouco pode causar desinteresse e onde há exageros pode gerar sufocamentos. Por isso tento equilibrar tudo em sua devida importância e necessidade de cada momento.
EDITORA VR: A publicação em uma antologia é uma oportunidade única de ter sua obra impressa e compartilhada com um público mais amplo. Como essa experiência afetou você como autor?
VALÉSIA: Como me afetou? Difícil dar um significado para este momento singular em minha vida, vou tentar explanar uma definição, talvez eu pareça um pouco boba e longa na explanação, mas é um depoimento de coração. Sou uma nova pessoa, uma nova escritora, com novas expectativas, com uma energia renovada e com um coração imerso no orgulho e alegria, sério, é um sentimento imensurável. Para ter ideia da força deste momento único que estou vivendo, aos meus 23 anos, juntamente com uma colega de escola, Valnira Santos, depois de 4 anos de muita luta e persistência, com o apoio de familiares, amigos e professores, tivemos alguns escritos publicados, em uma publicação bem simples, que não teve o passo a passo necessário à uma publicação literária, o registro foi o simples em cartório, sem nome de uma editora para dar destaque e valor, sem as devidas correções, foi basicamente um projeto de colegial, apresentado somente em nossa cidade, mas um projeto muito importante para nós, guardado até hoje em nossos corações.
O tempo foi passando, sempre ocupada com trabalho, faculdade e outros assuntos, passei muito tempo sem compor, quando o fazia, jogava na gaveta, afinal quem iria dar importância à uma escritora de cidade pequena, com textos básicos. Decorridos 15 anos, começo a ver, pela internet, publicações sobre concursos literários, participações em Antologias, que me trouxeram questionamentos: “Será se ainda sei compor? Será se tento? Alguém poderá se interessar pelo que escrevo? O que escrevo poderá ajudar a quem ler? E se mais uma decepção vier?”. Cabecinha borbulhou a mil por hora, mas criei coragem e fui. De cara tive duas aprovações, que levaram-me a um encantamento interno sem medidas, parecia criança recebendo um brinquedo novo. As aprovações foram: “Sob a Lua” de Autor Quântico e “Uma dose de Poesia, com autores Nordestinos” da Editora Vila Rica, nesta última, através de seus editais para envio de originais, percebi que, para levar meus escritos mais longe, eu deveria ser mais ativa na promoção de minha pessoa como escritora, pois só se é visto quem se mostra visível e não quero que meus escritos se percam no fundo de uma gaveta, como ocorreu por anos. E neste curto período de 6 meses, que retomei a inspiração, o ânimo pela escrita, já tenho a participação confirmada em cinco Antologias, as duas acima citadas, e em “Aos olhos do amor” e “Perdido entre palavras” de Autor Quântico e “As quatro estações – Primavera” da Editora Vila Rica. O efeito dessas aprovações é impossível ser descrito por completo, apenas sentido e vivido, estou em êxtase.
Sobre Futuros Projetos:
EDITORA VR: Depois de participar da "Antologia Uma Dose de Poesia", quais são seus planos futuros em relação à escrita? Existem projetos literários em que você está trabalhando atualmente ou planeja empreender em breve?
VALÉSIA: Atualmente estou focada em participar de Antologias, para continuar construindo meu nome como escritora, fazê-lo voar pelo Brasil e, quem sabe, pelo mundo, pois sonhos não devem ser limitados, mas encorajados a tornarem-se realidade. Tenho também grandes pretensões para, em breve, ter a oportunidade de publicar uma obra de minha exclusiva autoria.
Sobre a Autora:
EDITORA VR: Além de ser uma autora talentosa, quais são suas outras paixões e interesses na vida?
VALÉSIA: Sou apaixonada por futebol, flamenguista de coração, adoro viajar, amo a natureza. Estou cursando Línguas Inglês e Português. Pretendo ingressar novamente na Universidade e adquirir uma nova formação acadêmica, para tanto, farei o Enem 2023, pois nunca é tarde para novos aprendizados.
EDITORA VR: Qual conselho você daria a autores iniciantes que desejam explorar o mundo da poesia e da escrita criativa?
Foco, determinação e que não desistam de seus sonhos, nunca deixem alguém dizer que não conseguem, o poder estar em suas mãos, literalmente.
POESIA:
É breve
(Presente na Antologia Dose de Poesia)
A vida é breve
Aproveite a companhia
Sinta o perfume
Aperte no abraço
Saboreie o beijo
O tempo não para
Curta o cinema
Coma pizza
Faça aquela viagem
Ande de bicicleta
O passado não volta
Liberte-se
Aprenda
Não se arrependa
Olhe para frente
O futuro é um enigma
Brinque agora
Tome um porre
Saia com os amigos
Faça amor
O presente é seu
Viva como quiser
Deixe o povo falar
Faça uma loucura
Viva uma paixão
Amanhã é tarde
Valorize o hoje
Diga o que sente
Perdoe
Ame...
Valésia Maria de Araújo, com 37 anos de idade, nasceu em Parnaíba-PI e concluiu seu curso de Administração na Universidade Federal do Piauí (UFPI) em 2012. Atualmente, reside na cidade de Caraúbas do Piauí, onde é Servidora Pública concursada desde 2005, desempenhando a função de Secretária Administrativa na Câmara Municipal. Além disso, ela está dedicando-se ao aprendizado de idiomas, cursando Inglês e aprimorando suas habilidades em Português, especialmente em Gramática e Redação, no Centro Cultural de Línguas (CCL) de Parnaíba-PI. Valésia já possui uma conquista literária em seu histórico, tendo coautorado um trabalho intitulado "Mergulhando Num Universo de Palavras" durante seu Ensino Médio, em 2008, em colaboração com sua colega de sala, Valnira Santos. Como parte de seus planos para o futuro, ela almeja publicar novos escritos e continuar sua jornada como escritora. SIGA A AUTORA NAS REDES SOCIAIS: @valesia_araujo1985
OU CLIQUE AQUI PARA SEGUIR: https://x.gd/vOlPg
Parabéns !!! Desejo muito sucesso, e muitas inspirações. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽🍾🍾
Parabéns, querida. é um prazer podermos contar com seu talento na Vila Rica ! Que venham muito outros projetos!😘
Parabéns muito sucesso 🙏
Ótima
Parabéns e muito sucesso, nobre autora.